1mall

MEI puxou abertura de empresas no primeiro semestre

O número de novas empresas cresceu 10,1% no primeiro semestre de 2018 ante o mesmo período do ano anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. No 2º trimestre houve avanço de 1,1% em relação ao trimestre anterior.

Na classificação por forma jurídica, a variação acumulada no ano mostrou que os Microempreendedores Individuais (MEI) continuam com papel de destaque, crescendo 14,9% no semestre. Já os demais tipos de empresa caíram 3,3%, mantida a base de comparação.

Entre as empresas abertas no período, as do MEI representaram 78,4% dos novos negócios.

SETORES

Quando analisada a composição das novas empresas por setores, o levantamento mostrou que o setor de Serviços atingiu 57,8% de representatividade no 1º semestre de 2018, aumento em relação a 2017, quando foi registrado 55,8%.

O Comércio ficou praticamente estável em relação ao ano passado. Já o setor Industrial perdeu espaço, passando de 8,7% para 6,5% dos casos no período, enquanto o setor Rural teve participação de 0,9% no semestre.

REGIÕES

Em comparação com o primeiro semestre de 2017, apenas a região Norte registrou queda (-3,6%).

As regiões Sudeste (11,9%) e Sul (12,9%) foram as que mais cresceram no número de novas empresas nos valores acumulados até junho de 2018. No mesmo sentido houve avanço nas regiões Centro-Oeste (8,2%) e Nordeste (7,2%).

METODOLOGIA

O Indicador Trimestral de Abertura de Empresa é realizado pela Boa Vista SCPC a partir das novas empresas registradas na Receita Federal, considerando todo o território nacional.

(fonte: Dcomércio.com.br)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *