Shopping is a major pastime in Asian regions woman wearing face mask shopping in department store during corona virus.New normal live social relaxation period.

Mais de 70% do comércio varejista têm dificuldades em obter produtos

Entre empresas que atuam no comércio varejista, a grande maioria (72,8%) relatou dificuldades em obter produtos – insumos, matérias-primas ou mercadorias – de seus fornecedores durante a segunda quinzena de agosto deste ano.

O número caiu em relação às duas primeiras semanas do mesmo mês, quando quase 8 em cada 10 empresas (78,5%) relataram dificuldades na aquisição de produtos.

Os dados são da pesquisa Pulso Empresa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O comércio é mais penalizado neste quesito do que a indústria e os serviços. A média geral do setor é de 66,7% das empresas reclamando de dificuldades na obtenção de mercadorias. No atacado, o problema afeta 53,6% e na comercialização de veículos, 42,2%.

A indústria registrou 51,8% das companhias relatando estas dificuldades. Na construção e nos serviços os percentuais foram de 40,6% e 26%, respectivamente.

O varejo também apresentou 54,7% de empresas afirmando terem apresentado obstáculos para realizar pagamentos de rotina dentro dos prazos. A média brasileira apontada na pesquisa para a segunda quinzena de agosto foi de 40,3%.

A situação difícil do varejo também pode ser analisada em sua capacidade de atuação durante a pandemia. Mais de quatro a cada dez (44,7%) relataram dificuldades na confecção de produtos ou dificuldades em atender demandas de clientes.

O setor do comércio varejista representa um terço – ou seja, uma em cada três – das empresas em operação no Brasil.

Levando-se em conta todos os setores empresariais, aproximadamente um terço (33,5%) relataram impactos negativos nos negócios. O número é ligeiramente menor que o mensurado em relação aos primeiros quinze dias de agosto, nos quais 38,6% das empresas apresentavam percepção negativa dos negócios.

(fonte: https://recontaai.com.br/atualiza-ai/mais-de-70-do-comercio-varejista-tem-dificuldade-em-obter-produtos/ )