Move_Padron_BHTRANS

Greve no Transporte Público em Belo Horizonte

GREVE NO TRANSPORTE PÚBLICO EM BELO HORIZONTE

O SINDILOJAS BH & REGIÃO recebeu com surpresa a notícia da greve dos trabalhadores no transporte coletivo de Belo Horizonte, no dia 22 de novembro.

Após mais de um ano de prejuízos em razão das restrições de funcionamento durante a pandemia do Coronavírus, o comércio agora se vê diante de mais um desafio, desta vez decorrente de uma greve no transporte, justamente diante da proximidade da Black Friday.

Comércio lojista que, a propósito, já antecipa aos comerciários as passagens destinadas ao uso dos ônibus, e agora não podem ser utilizadas, por razões obvias.

Em que pese ser um direito legítimo assegurado aos trabalhadores, os maiores prejudicados com a greve, como sempre, são os lojistas e os demais setores da economia, que sofrem com prejuízos, e os milhares de comerciários, consumidores e população em geral, que ficam impedidos de se deslocarem para o trabalho, para hospitais e escolas.

O SINDILOJAS BH acredita na sensibilidade e bom senso dos envolvidos na negociação coletiva (Sindicatos, Ministério Público do Trabalho e Secretaria de Dissídios Coletivos do TRT/MG), para que as partes cheguem a um consenso, e que o processo grevista seja suspenso nesta terça-feira, 23/11, data da próxima reunião no Tribunal Regional do Trabalho.

Requer ainda, por oportuno, que em caso de eventual continuidade de movimento grevista, seja observada, de forma concreta, a determinação de percentual mínimo da frota durante a greve, por se tratar de serviço essencial, na forma da lei de Greve.

SINDICATO DOS LOJISTAS DO COMÉRCIO DE BELO HORIZONTE E REGIÃO – SINDILOJAS BH