800

17 ferramentas grátis para você e sua empresa enfrentarem a pandemia

Em tempos de pandemia várias limitações e restrições quanto à locomoção são impostas para preservar a sua saúde, a de sua família bem como a dos seus colaboradores. Nesta hora devemos pensar em formas remotas de fomentar o negócio, tanto em sua gestão quanto em tratativas com fornecedores, clientes e colaboradores. 

No momento da redação deste artigo, no Brasil já estão oficializados 2,5 mil casos em razão do COVID-19, segundo as Secretarias Estaduais de Saúde. E o índice Ibovespa teve forte alta em razão, principalmente, do pacote anti-coronavírus anunciado nos EUA. Apesar disto, o índice ainda continua bem aquém do período pré-pandemia, ainda não se recuperando da drástica baixa que teve nos últimos dias. 

despeito das análises pessimistas ou otimistas dos especialistas, a realidade tem sido mais veloz, dura e concreta do que quaisquer expectativas e previsões econômicas. E o fato é que os empreendedores estão vendo seus clientes desaparecerem, as vendas declinarem, os recursos minguarem e os trabalhadores estão perdendo seus empregos.  

Mas, na certeza que a informação é uma das principais armas que temos para superarmos essa crise, o Sebrae entrou em contato com o especialista em tecnologia Tony Ventura para nos ajudar a fazer uma lista das principais ferramentas capazes de apoiar os empreendedores brasileiros, suas equipes de colaboradores, familiares e amigos em tempos de pandemia. 

Então, vamos lá! A lista: 

  1. Zoomferramenta gratuita de videoconferência, ideal para reuniões on-line, bate-papo e colaboração para equipes de trabalho cujos colaboradores se encontram geograficamente dispersos. Também ideal para escolas de ensino fundamental e médio e cujos professores queiram interagir com seu alunos remotamente. Caso queira gravar um podcast entrevistando alguém a distância, o Zoom é a melhor ferramenta para isso pois captura o áudio parecendo que a pessoa está gravando do seu lado. 
  2. Skypeé também uma ferramenta de comunicação via voz, vídeo e texto. Agora o Skype finalmente colocou a disposição a funcionalidade de tradução simultânea. Na teoria, você pode conversar com pessoas de outros países sem você saber falar a língua da pessoa. O Skype traduz por áudio quase que em tempo real e gratuitamente.
  3. Googleacabou de ser liberada a versão premium gratuita a ferramenta de bate-papo por vídeo, o Hangouts Meet. Segundo anúncio da Google essa liberação vai valer até julho, para ajudar empresas e escolas a trabalharem remotamente devido ao Coronavírus. É possível incluir até 250 participantes por chamada, transmissão ao vivo para até 100.000 espectadores e a facilidade de gravar reuniões e salvá-las no Google Drive.
  1. Slackideal para para organizar o trabalho de equipe. Com o Slack, você e sua equipe podem ter acesso a salas de bate-papo organizadas por temas, grupos privados e mensagens diretas. E todo o conteúdo postado ao longo das reuniões, conversas via chat ou publicações de arquivos de trabalho são pesquisáveis no Slack. Os usuários podem adicionar botões emoji às mensagens e, nas quais, outros usuários podem clicar para expressar suas reações. O Slack é uma das principais ferramentas utilizadas atualmente para integrar a comunicação entre os integrantes de uma equipe ou projeto! Mas fique atento, o plano gratuito do Slack permite que apenas as 10.000 mensagens mais recentes sejam visualizadas e pesquisadas.
  2. DropBoxassinaturas gratuitas do DropBox Business e HelloSign Enterprise por um período de três meses para organizações sem fins lucrativos e ONG focadas no combate ao COVID-19. As empresas que trabalham para conter o vírus ou dar alívio e conforto às pessoas afetadas são incentivadas a se inscrever. 
  3. Boxplataforma segura e gratuita para compartilhar arquivos por 3 meses. A oferta é para o plano de empresarial e inclui armazenamento ilimitado, acesso também via app para celulares e com a disponibilização de funcionalidade para usuários avançados e com controles de segurança. 
  4. Linkedin10 cursos gratuitos que pode capacitar você e sua equipe sobre como organizar sua rotina de trabalho bem como delegar tarefas para os colaboradores de forma remota. Você poderá desenvolver novas habilidades para melhorar sua produtividade e manter a perseverança em tempos de crise como a que estamos enfrentando agora. 
  5. Panaptosabe aquelas gravações de vídeos das suas reuniões com a equipe de trabalho e que depois precisam ser vistas outros colegas que talvez não puderam participar? Ou aquele vídeo instrucional que precisa ser visto pelos seus alunos ou equipe de trabalho? A Panapto está dando acesso gratuito por três meses para capturar e distribuir conteúdo de vídeo para empresas, universidades, faculdades e escolas. Isso permitirá que sua equipe ou alunos continuem aprendendo e trabalhando remotamente. 
  6. Avidlicenças temporárias e gratuitas de ferramentas criativas para empresas e alunos que desenvolvem edição não-linear de imagens, sons, caracteres gráficos e vídeos. Uma ferramenta bem especialista e profissional. De 16 de março a 17 de abril, os usuários que precisam trabalhar remotamente porque suas instalações foram fechadas, podem obter licenças de 90 dias gratuitamente para o Media Composer, Ultimate, Pro Tools, Pro Tools, Ultimate e Sibelius. 
  7. Adobeo acesso gratuito aos aplicativos da Creative Cloud estão disponíveis mediante solicitação de alunos e professores até 31 de maio. A Adobe também oferecerá acesso gratuito por 90 dias ao Adobe Connect para conferência na web até 1º de julho. 
  8. MailChimpvocê lidera uma empresa sem fins lucrativos e precisa intensificar sua comunicação, p.ex., por meio de uma mala com informações relevantes que busquem orientar a população ou parceiros a enfrentarem melhor essa pandemia? A Mailchimp está oferecendo contas Standard gratuitas para grupos elegíveis que precisam enviar informações críticas de saúde pública sobre o COVID-19. Segundo a MailChimp, essa abertura vai valer até 30 de junho de 2020. 
  9. SurveyMonkeyacesse modelos de questionário gratuitos elaborados pelos profissionais da SurveyMonkey, que são especialistas em pesquisas e coleta de dados. Você quer, p.ex., o feedback da sua equipe, parceiros ou clientes ou grupos mais amplos afetados pelo coronavírus? O plano Basic da SurveyMonkey, que é sempre gratuito, pode ajudar você e sua empresa de desenvolver essa tarefa de forma mais profissional. 
  10. Salesforceacesso gratuito à tecnologia para equipes de resposta a emergências, call centers e equipes de gerenciamento de atendimento de sistemas de saúde afetados por coronavírus. 
  11. IFTTTpossibilita criar, de forma grátis, atalhos inteligentes para deixar seu trabalho mais produtivo. Por exemplo: adicionei um atalho para receber uma ligação 5 minutos antes de iniciar uma reunião que está agendada no meu celular. São centenas de atalhos pré-prontos que começam a funcionar com apenas 1 clique. Basta usar sua criatividade para tornar seu trabalho muito mais produtivo. 
  12. Bit.lyencurtador de links para deixar memorável links muito grandes. Troque um endereço de internet imenso por uma palavra que vc consegue decorar e falar pra outras pessoas. Suas tarefas ficarão muito mais ágeis trabalhando em casa com essa ferramenta. 
  13. TelegramNão é apenas o concorrente do Manychat. Você também consegue disponibilizar arquivos em um grupos de telegram (grupos de até 20.000 pessoas) e as pessoas, que vão entrando no grupo ao longo dos meses, tem acesso aos arquivos que você já enviou. É quase um website. Você pode enviar presentes para seus seguidores e deixar lá no grupo. Toda vez que alguém entrar, estará lá disponível para ser baixado. Grátis e poderoso! 
  14. Reaction Camcrie seus cursos on-line direto do seu celular. Esse app tem a versão gratuita e a de custo único de R$3,90 que permite você narrar vídeos já gravados no seu celular. Funciona assim. Grave a tela do seu celular explicando alguma coisa e depois use o reaction cam para gravar com seu rosto no cantinho do vídeo explicando o vídeo pré gravado.

    (fonte: Sebrae – https://bit.ly/ferramentasgratispandemia )

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *